Ansiedade

A ansiedade é uma reação natural do corpo relacionada à preocupação e ao medo.  Inicialmente, funcionava como uma sensação de insegurança e perigo para auxiliar seu instinto de sobrevivência. Mas o que era natural passou a se tornar um grande problema de saúde mental no âmbito público, com preocupações exageradas e expectativas de resultados negativos em situações desconhecidas.

Dentro da fitoterapia, existe uma lista de plantas superinteressantes, para o tratamento da ansiedade. Vamos destacar três.

Postado em - 28-08-2023

Melissa Officinalis: (Melissa officinalis) Parte Utilizada: Folhas e ramos. É indicada na inapetência (ausência do apetite), gastrite, ansiedade, insônia, hipertensão arterial, taquicardia, enxaqueca, asma. Também apresenta efeito sedativo e ligeiramente hipnótico, e antioxidante. pode modular várias medidas de comportamento, como um moderado sedativo em transtorno do sono, na atenuação de sintomas de desordens nervosas, inclusive a redução de excitabilidade, ansiedade e tensão. 

 

Preparando o chá.

Ingredientes:

01 colher (sopa) de folhas frescas picadas;

01 xícara (200ml) de água. 

Coloque a água para ferver, quando levantar fervura despeje por cima da erva, tampe e espere esfriar.  Tomar 3 ou 4 xícaras por dia. 

É contraindicado o uso de óleo essencial de Melissa durante a gravidez, lactação, para crianças menores de seis anos de idade, pacientes com gastrite, úlceras gastroduodenais, síndrome do cólon irritável, colite ulcerativa, doença de Crohn, epilepsia, afecções hepáticas, doença de Parkinson ou outra enfermidade de cunho neurológico. Não fazer uso tópico em crianças menores de seis anos e pessoas com alergia conhecida a óleos essenciais.

 

Mulungu Erythrina: (Erythrina velutina) – Parte Utilizada. Casca. Efeito ansiolítico especialmente em comportamentos defensivos associados a distúrbios de ansiedade generalizados. O infuso da casca é empregado como sedativo e calmante de tosse, bronquites, insônia, a ansiedade e o estresse.

Contraindicações: Curarizante, antimuscarínica e depressora do SNC. O uso de Mulungu pode potencializar o efeito de ansiolíticos, devendo uma breve observação quando a pessoa estiver tomando algum medicamento.

 

Preparando o chá.

Ingredientes:

01 colher (sobremesa) de casca seca picada;

01 xícara (200ml) de água. 

Leve o Mulungu à água e deixe ferver por 15 minutos. Desligue o fogo e tampe, espere amornar. tomar 3 vezes depois do almoço.

 

Erva-cidreira: (Melissa officinalis) Parte utilizada: folhas e talos. Rica em compostos fenólicos e flavonoides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar vários problemas de saúde, especialmente problemas digestivos, de ansiedade e estresse.  Ela possui compostos fenólicos na sua composição, como o ácido rosmarínico, que tem propriedades calmantes e sedativas, o que pode ser útil para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono, contribui para a sensação de relaxamento do corpo, de bem-estar e diminuição dos sintomas de ansiedade e nervosismo. A erva cidreira por suas propriedades antiespasmódicas e analgésicas também ajuda a aliviar o desconforto das cólicas menstruais.

Deve ser evitada por pessoa que esteja utilizando medicamentos para dormir, pois podem ter seus efeitos sedativos somados e causar sonolência excessiva. A erva cidreira também pode interferir no efeito de remédios para tireoide.

 

Preparando o chá.

Ingredientes:

01 colher (sopa) de folhas de erva-cidreira fresca;

01 xícara (200ml) de água fervente. 

Coloque a água para ferver, quando levantar fervura despeje por cima da erva, tampe e espere esfriar, coar e tomar 3 ou 4 xícaras por dia.

Agendar Consulta


IMPORTANTE: Somente médicos, fitoterapeutas e outros profissionais devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Fito Saúde possuem apenas caráter informativo.

Arquivos Relacionados

Depressão

Beterraba: (Beta vulgaris). Parte Utilizada: Raiz. A Beterraba é um alimento remineralizante e vitamínico, excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Podem ser preparadas como suco, sendo altamente laxante. Fortalece o coração, fígado, vesícula biliar e glândulas endócrinas. Além disso, é depurativa do sangue e combate a anemia, obesidade e tumores em geral. O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina, também é um poderoso agente de combate ao câncer. Este pigmento é absorvido pelos glóbulos e pode aumentar a capacidade de transporte de oxigênio do sangue em até 400 por cento. Protege o sistema nervoso central, por ser rica em vitamina B1 e B2, prevenindo danos às células saudáveis e ajudando na proteção contra o câncer, depressão e outras doenças crônicas.

Toxicidade: Deve consumir com precaução os pacientes acometidos de transtornos intestinais ou pacientes com formação de cálculos.

 

Banana caturra: (Musa). Parte Utilizada: Fruto. A banana é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, como fornecer energia para o corpo, reduzir a pressão arterial, evitar cãibras musculares e favorecer o aumento da serotonina, combatendo a depressão e melhorando o humor, pois é rica em carboidratos, fibras, potássio e magnésio, assim como vitaminas do complexo B e C.  Contém triptofano, um aminoácido que participa na formação de hormônios que melhoram o humor e ajudam a relaxar, assim como magnésio, um mineral que previne a depressão, reduzindo os níveis de ansiedade e melhorando o ânimo de uma forma geral. No Combate a depressão, é recomendado o uso da biomassa de banana verde, pois contém triptofano, uma substância importante para a formação da serotonina, que é responsável por promover o aumento da sensação de bem-estar.

 Fazemos assim: Coloque na panela de pressão as bananas verdes com casca, tampe e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos; retire, deixe esfriar e descasca as bananas, e triture no liquidificador até obter uma massa; adicionar um pouquinho de água no liquidificador, se necessário. Pode armazenar em um recipiente na geladeira, e consumir 02 colheres de sopa por dia, devendo ser consumida em até 5 dias, ou no congelador, podendo ser consumido em até 3 meses.

Toxicidade: Não há contra indicação no consumo de banana verde, a única ressalva é o aumento da ingestão de água, pois contém alto teor de fibras podendo gerar constipação intestinal ou ressecamento das fezes.

Vinagre de maçã: (Malus doméstica) O vinagre de maçã é um alimento fermentado que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, e, por isso, pode ser usado para auxiliar no tratamento de acne, proteger contra doenças cardiovasculares e prevenir o envelhecimento precoce. Auxiliar também contra diarreia por infecção causada por bactéria, o vinagre de maçã possui propriedades antibióticas que podem ajudar. Alguns especialistas também sugerem que a pectina, fibra solúvel encontrada no vinagre de maçã, pode ajudar a acalmar espasmos e inflamações intestinais. Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna e bebe em jejum.

 

Bacopa Monieri: (Bacopa Monnieri) Parte Utilizada: Parte aérea.  Está indicado para potencializar a memória, aprendizagem e concentração, diminuir o estresse mental auxiliando na prevenção à doença de Alzheimer e depressão. Anti-inflamatório, dores crônicas, sedativo, cardiotônico, anti-ulceroso, aumenta vida útil das células da mucosa gástrica, hepatoprotetora, auxilia na síndrome de colón irritável, antioxidante, vasoconstritor, tratamento de bronquite, e auxilia no tratamento da epilepsia. Influenciam as células do cérebro que incitam a regeneração do tecido cerebral exercendo efeitos facilitadores na retenção mental na resposta de evasão e invertem os efeitos amnésicos de neurotoxina, escopolamina, eletrochoque, e imobilização do estresse apresentando valor terapêutico contra a rápida degeneração associada à doença de Alzheimer e depressão.

Toxicidade: Não apresenta toxicidade nas dosagens indicadas.

Enxaqueca

Erva de são João: (Ageratum conyzoides). Parte Utilizada: Folhas. Possui ação analgésica, antiespasmódica, anti-inflamatória, bactericida, relaxante muscular, inseticida, vulneraria, antirradicais livres, depurativa, febrífuga, digestiva, anti-hemorrágica, carminativa, diminui a formação de muco e laxante suave. Indicado seu uso em casos de cólicas e gases intestinais, distensão do abdômen, cólica uterina, afecções das vias respiratórias (bronquites, muco branco, resfriados, tosse, rinite alérgica, sinusite) suavizante e desodorizante dos cabelos.

Toxicidade: A planta contém alcalóides que são hepatotóxicos, pneumotóxico, carcinogênico e mutagênico; devem ser utilizados por curto período de tempo, não ultrapassando três semanas, e na forma diluída (decimal). A preparação do fitoterápico não deve incluir as flores, que são nessa espécie o principal órgão acumulador de alcaloides. Há relato de que extrato etanólico livre de acaloides pirrolizidínicos de A. conyzoides não apresenta toxicidade. Não dever ser usado por diabéticos.

 

Olguinha: (tanacetum parthenium). Parte utilizada: folhas e flores. É protetora estomacal, combatendo gastrite e úlceras. Possui uma ação analgésica e anti-inflamatória capaz de tratar vários tipos de inflamação e as enxaquecas de maneira muito eficiente. Possui ação relaxante muscular e antitrombótica, trazendo grandes benefícios para o sistema circulatório. Também apresenta uma excelente ação anti-histamínica, tratando vários tipos de alergia, como a rinite alérgica. Ainda é um facilitador das menstruações e os banhos com seu chá aliviam os incômodos do pós-parto. Outra ação da Olguinha é a antifúngica e bactericida, além de apresentar uma apreciável atividade antitumoral.

Contraindicações: Grávidas, amamentação, crianças menores de 2 anos, pessoas em sangramento ativo e pessoas com hipersensibilidade conhecida. Usar com cuidado em tratamento anticoagulante ou com histórico de hemorragias, distúrbios hemostáticos ou problemas hemostáticos relacionado à medicamentos. Deve-se interromper o uso pelo menos 15 dias antes de procedimentos odontológicos ou cirúrgicos. Interações medicamentosas: Potencializa o efeito de drogas anticoagulantes e anti-inflamatórias não esteroidais, pode alterar a absorção de minerais de alimentos ou suplementos, como ferro, cálcio, zinco, cobre e magnésio, devendo ser administrada separadamente de vitaminas e minerais.

  

Jambu: (Spilanthes oleracea). Parte utilizada: folhas e flores. Rica em fibras, vitamina C, ferro e potássio, nutrientes que ajudam a prevenir a anemia e a pressão alta, além de combater a prisão de ventre. É muito usado para ajudar no tratamento da má digestão, afta, herpes labial, dor de dente e de garganta. Isso porque essa planta possui propriedades fungicidas, analgésicas, antissépticas e digestivas.

Na medicina alternativa, é comum o uso das folhas e flores através de infusão para o tratamento de dispepsia, malária, infecções na boca e garganta. A decocção ou infusão das folhas e flores é um remédio tradicional para a gagueira, dor de dente e estomatite, além de possuir forte ação diurética. O jambu é utilizado para aliviar dores de dente e de cabeça, uma vez que o efeito analgésico da planta é atribuído a presença em sua composição de substâncias contendo N-isobutilamida, como o spilanthol, que mostrou ser um eficaz sialagogo, ou seja, um medicamento cujas propriedades são capazes de incitar, provocar, a secreção de saliva. 

Contraindicações: É contraindicado durante a gravidez.

 

Hortelã: (Mentha piperita). Parte Utilizada: Raiz e folha. A hortelã possui ação carminativa, eupéptica, estimulante, colagoga, estomáquica, antisséptica, antiemética, antiespasmódica e analgésica. Diminui o tônus da cárdia e facilita a eliminação de gases. A nível do tubo digestivo a hortelã exerce uma ação estimulante da secreção estomacal e da contratilidade intestinal. Devido ao mentol, a hortelã é recomendada para aliviar dores, sejam musculares, causadas por atividade física ou não, dores reumáticas ou enxaquecas. A hortelã é um antiparasítico e antivirótico muito forte.

Contraindicações: A hortelã-pimenta é uma erva medicinal considerada muito segura e pode ser usada até mesmo pelas pessoas mais debilitadas. Crianças pequenas não devem usar o óleo essencial, tampouco as mulheres gravidas e lactantes, uma vez que o óleo pode diminuir o fluxo de leite.

 

Fontes: medicinanatural.com.br;  florien.com.br;  einstein.br